segunda-feira, 30 de março de 2015

Chitwan

Esse fim de semana, depois de muito trabalho, fomos conhecer mais uma cidade, Chitwan. Um pouco mais próxima do que Phokara, Chitwan é conhecida pelos safáris e passeios de elefantes. Seis horas nas estradas tortuosas e perigosas nas montanhas nos levaram até lá. O clima não estava muito bom. Nos últimos dias tem chovido bastante por aqui. Uma chuva constante, mas não tão pesada.

Canoas para passeio no rio cheio de crocodilos de Chitwan
Fomos recepcionados no "tiger residence resort" com uma comida ótima. Fritas, macarrão, legumes e um bolinho apimentado. Tivemos que esperar um pouco a chuva passar para podermos passear de canoas em um rio cheio de crocodilos.

 
Rinoceronte em retirada
Na reserva de Chitwan existem mais de 700 espécies de animais. Tigres de bengala, rinocerontes, elefantes, leopardos, veados, macacos, etc. Desde 1973, quando o parque foi criado, a diversidade tem aumentado. Muitos pássaros migram para lá durante o verão também. O que pudemos ver foi: crocodilos, rinocerontes, elefantes, veados, javalis, macacos e muitos pássaros.

O rinoceronte deu um pouco de trabalho. Ele estava bem tranquilo no meio do rio. Já estávamos fora da canoa, andando ao longo do rio, mas quando nos viu, veio em nossa direção. Os guias nos orientavam para ir e voltar, para mantermos uma distância segura.

Embora o céu estivesse coberto, fazia muito calor. Um clima comum às florestas, imagino.
Depois do jantar, para vegetarianos, e com opção de galinha, para os não vegetarianos, fomos à uma apresentação do povo Tharu. Um dos povos que formam a população do Nepal. Dançaram com bastões, em círculos, ao som de tambores, mas bem diferente dos nosso índios.

Elefante trabalhando pela manhã
Na manhã seguinte a maioria de nós decidiu apenas por fazer uma caminhada e não o passeio com elefantes. Eles acabam maltratando essas criaturas fantásticas e deixam eles presos com correntes e grades elétricas. É até um pouco triste ver que eles mal podem dar dois passos e precisam se balançar para descansar as pernas. Alguns bebês, de 5 meses, também ficam acorrentados.
Depois disso voltamos pra casa, pelas montanhas do Nepal, cordilheira do Himalaia.

8 comentários:

  1. Fiquei com dó dos elefantinhos...mas deve ter sido muito legal esse passeio. tô me coçando de curiosidade. cria um álbum no face. beijos cheios de carinho e saudades. te amo!

    ResponderExcluir
  2. Que medo desses rinocerontes!
    http://extra.globo.com/noticias/mundo/rinoceronte-foge-de-reserva-florestal-invade-cidade-mata-mulher-no-nepal-15732670.html#ixzz3Vs40GsHi

    ResponderExcluir
  3. DALAI q tanta aventura, ,eu estou abismada com tua coragem, Parabéns beijos de tua vovó.

    ResponderExcluir