domingo, 5 de abril de 2015

Mudanças

Essa semana começou bem conturbada. No asilo, empilhamos mais tijolos no piso de cima, mas por quase uma hora não tivemos muito o que fazer, a não ser interagir com as senhoras. Estamos aqui pra tentar ajudar e fazer algo a mais, resolver algum problema! Não que interagir não os ajude... Então, em uma rápida reunião do "sindicato" dos voluntários do asilo, decidimos a partir do dia seguinte ir para o antigo asilo, em Pashupati, onde existe o crematório.

Orfãos de Aishyworia

À tarde mais confusão no orfanato de Aishyworia. As crianças não puderam ir para a casinha onde estudam e brincam a tarde, devido ao dinheiro que sumiu de uma voluntária na semana passada. Então tivemos que ficar na casa grande, onde dormem, e onde não poderiam fazer barulho, de acordo com as regras da diretora. Controlamos as crianças bem, nenhum grito, apenas risadas e barulho de criança. Mas quando essa mulher chegou fez um escândalo. As crianças tem medo dela e apenas entraram na casa. A empresa decidiu nos enviar para um outro orfanato onde já estavam fechando uma parceria.

No asilo de Pashupati o trabalho é bem pesado. Mais gente, mais roupa pra lavar, mais sujeira, mais comida pra dar... Você se sente bem mais útil. Ainda vou resolver o problema das moscas, se Deus quiser, com sacolas plásticas e água. São muitas moscas e elas ficam em cima das senhorinhas. Irritante. Mas senti falta durante a semana, da senhoras do outro asilo. Já havia criado uma ligação com elas.

"Ama" ou vovó em português
O mesmo com o orfanato. Senti falta de algumas crianças durante a semana. Elas não tiveram culpa de nada e acabaram de certa forma prejudicadas. Acho que a postura de trocar pode fazer com que a diretora reflita, porque é um problema recorrente.

No orfanato de Solu moram cerca de 23 crianças e adolescentes. Eles são mais educados, tem um clima mais família. É perceptível como a criação faz uma grande diferença. Os grandes brincam com os menores, são mais unidos e calmos.

Fui a Thamel um dia durante a semana e comprei muitos presentes. Tudo tão diferente e interessante e barato. Ótima oportunidade.


Infelizmente aqui não existe Páscoa. Acho que nos feriados a saudade aperta mais. Mas compramos chocolates e biscoitos, escondemos e fizemos uma caça. Depois todos entraram no celular e viajaram até as respectivas casas. Bom feriado!

4 comentários:

  1. Po, que massa mlk!! Vc é a alegria que essas pessoas precisam!! Vc pode ficar com saudade daqui, mas essas pessoas nunca esquecerão a sua presença!! Sério mesmo...parabéns!! E feliz páscoa!!

    ResponderExcluir
  2. As crianças não acharam estranho a tradição da páscoa? Deve ser estranho para, pelo menos, os que não são "ocidentalizados".
    Quanto as mudanças, fique atento as ocorrências repentinas. Falta de planejamento é algo que deve ser criticado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente não fez páscoa com as crianças, só no alojamento mesmo. To sempre atento!

      Excluir