domingo, 12 de abril de 2015

Lumbini

Em todo esse tempo ainda não tinha viajado sozinho. Apenas alguns passeios em locais próximos, mas não para outras cidades. Como alguém interessado pelo budismo e pela paz mundial, queria muito ir à Lumbini, cidade onde Buda nasceu e era meu último fim de semana.

O único meio era pegar um ônibus local. 10 horas sentado com muita música, filmes de bollywood, paradas na beira do precipício, muitas buzinas e gente pelos corredores do busão. Teria que sair na sexta, para poder aproveitar pelo menos um dia lá e voltar no sábado para trabalhar no domingo, me despedir dos projetos e voltar para o Brasil na segunda-feira.

Saí bem cedo para a rodoviária e cheguei em Lumbimi cerca de sete da noite. O lugar é bem simples, apenas uma rua, um mercadinho com artesanato, nenhuma luz nas ruas, alguns hotéis, restaurantes e só. Do outro lado da rua o jardim de Lumbini. A essa altura, só queria comer e descansar para ver tudo no dia seguinte.
Parque de Lumbini, templos por todos os lados e no meio este canal

Mal sabia eu, que em 3 horas conseguiria ver tudo. No jardim, além das ruínas do local onde Buda nasceu, existem cerca de 16 templos construídos por outros países, Alemanha, Coréia, Áustria, Itália, etc. Todos querem uma representação em um lugar tão sagrado. No meio deles um canal, mas ainda sem barcos. Lugar bonito, agradável e cheio de natureza.

Buda nasceu em uma família muita rica e abdicou de tudo para encontrar respostas na vida. Considerado um ser iluminado pelos budistas ele viajou e foi espalhando seus conhecimentos adquiridos com muita meditação, jejuns e coisas que fazem muita gente sofrer. Tudo para poder explicar e tentar aliviar a vida dos outros. Quando atingiu o nirnava aos 80 anos morreu. O auge da vida e quando se está completo.


"Casa" onde Buda nasceu
A energia lá é realmente diferente. Algumas vezes senti vontade de chorar, sem nenhum motivo aparente. Talvez estivesse cansado, querendo esquecer todo sofrimento e apenas ter paz, querendo ser feliz...

Apenas um dia é mais que suficiente. Tem ônibus saindo de lá de manhã cedo (6h; 6h30 e 7h15) e a noite (7h).

Não existe nada para comprar, ou fazer, além de andar pelos templos. Mas se você busca um lugar para um gás a mais, aconselho.

5 comentários: